Cirurgia

Catarata

 

A catarata consiste no envelhecimento e perda da transparência do cristalino, uma lente natural do nosso globo ocular. A formação da catarata leva a uma diminuição progressiva da visão e a perda da qualidade de vida.

O tratamento é cirúrgico e consiste na remoção do cristalino opacificado e no implante de uma lente intraocular sintética transparente em seu lugar.

Existem atualmente diferentes lentes intraoculares com objetivo de trazer melhor qualidade de vida para os pacientes:

  • Lentes Monofocais

  • Lentes multifocais

  • Lentes tóricas

Marque sua consulta e venha saber mais a respeito da cirurgia de catarata. 

 

 

Vídeo

Refrativa

 

É um procedimento cirúrgico a laser que tem o objetivo de proporcionar a emetropia para os pacientes, ou seja, eliminar a necessidade do uso de óculos. A emetropia permite ao paciente uma boa visão para perto e para longe ate em torno dos 40 anos, idade na qual começa a se manifestar a perda de acomodação, presbiopia. 

 

Trata-se de uma cirurgia personalizada que visa compensar os diferentes graus de miopia , hipermetropia e astigmatismo. No entanto, nem todos pacientes estão aptos a realizar esta cirurgia. 

Entre as técnicas mais utilizadas temos: Lasik & PRK.

Marque sua consulta e venha saber mais a respeito da cirurgia refrativa. 

 

 

Vídeo

Retina

 

A retina é o tecido neurossensorial responsável por captar a luz e a imagem. Qualquer alteração na retina influencia diretamente na visão. 

No Instituto de Olhos Santa Luzia, o paciente conta com especialistas em Retina Clinica e Cirúrgica e com os principais tratamentos de ponta nesse segmento.

Realizamos terapias com aplicação de medicação intraoculares e as mais complexas cirurgias vitreorretinianas, conforme a necessidade dos nossos pacientes.

Grande parte dos casos do segmento se tratam de urgências oftalmológicas, onde o tempo de evolução esta diretamento relacionado ao prognostico de visão. 

 

 Exemplos de procedimentos que realizamos:

  • Cirurgia para Descolamento de Retina

  • Cirurgia de Peeling para Buraco Macular

  • Cirurgia para Retinopatia Diabética 

  • Terapia intravitrea para Degeneração Macular Relacionada a idade, Retinopatia Diabética e quadros de oclusão vascular. 

Marque sua consulta e venha saber mais a respeito da cirurgia de retina. 

Vídeo

Glaucoma

É uma neuropatia que provoca a degeneração do nervo óptico, estrutura responsável por enviar os impulsos nervosos, em outras palavras, a imagem ao cérebro. A pressão intra-ocular elevada é considerada hoje o principal fator de risco para a progressão da doença. Contudo, a pressão intra-ocular ideal é relativa para cada caso, não existindo um valor predefinido que seria adequado para todos os pacientes. 

Existem diversas técnicas cirúrgicas para abordagem do Glaucoma, sendo a mais comumente realizada a Trabeculectomia. 

É importante esclarecer que as cirurgias para Glaucoma não curam a doença, e sim visam o melhor controle da pressão intra-ocular, lentificando a progressão do quadro.

Marque sua consulta e venha saber mais a respeito da cirurgia de retina. 

Vídeo